Como descobrir o melhor local para abrir sua franquia? [PARTE 1]
- Equipe TRAMA
- 9 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2021
Quando um empreendedor deseja abrir uma nova franquia muitas perguntas vem a sua mente e precisam ser avaliadas: a que marca quero me associar? quanto vou precisar investir? Que tipo de profissionais vou buscar? E, o mais importante, onde vou abrir?
O local em que eu abrir o meu negócio muitas vezes vai ditar se a minha franquia vai ser um sucesso ou um fracasso. Por isso na hora de decidir a localização da sua franquia é fundamental saber o que se levar em consideração para avaliar os diferentes aspectos presentes no lugar.
Para ajudar, você empreendedor que quer abrir sua própria franquia, listamos abaixo alguns desses fatores.
1. Mercado consumidor
Uma das primeiras prioridades é pensar em qual o perfil de pessoa que vai consumir o meu produto, se são jovens, adultos, idosos ou então se é classe alta, média, baixa. Não adianta escolher apenas os locais mais populosos, é necessário eu verificar se a localidade que eu vou escolher possui uma densidade do tipo de consumidor que eu procuro. Dessa forma eu posso fazer uma escolha mais assertiva para ter o retorno de consumo que eu desejo.
2. Concorrência
A concorrência local é um fator que sempre é preciso ter cuidado na hora de avaliar. Isso porque muitas vezes existe uma tendência a pensar que ela sempre vai estar lá para disputar os seus clientes. Realmente é preciso ter um cuidado para saber se a presença de concorrentes vai ser prejudicial ou se existe uma saturação do seu tipo de negócio naquele local, resultando em prejuízo para a sua franquia. Porém, em muitos casos a concorrência pode ser um fator positivo. Primeiro porque a presença de um empreendimento semelhante em geral é um indicativo que aquela área consome aquele tipo de produto. E segundo porque, dependendo do tipo de atividade da sua franquia, as pessoas buscam fazer comparações de preço, qualidade do produto ou serviço e o fluxo de pessoas quando vão consumir. Então, com isso, você poderá agregar clientes vindos diretamente do seu concorrente.
3. Proximidade de atividades relacionadas
Assim como os concorrentes, estar próximo de outras atividades que sejam de áreas correlatas a sua franquia será muito positivo. Isso vai funcionar por exemplo com uma loja de calçados que fica ao lado de uma loja de roupas, uma livraria junto de escolas e universidades ou então uma pet shop do lado de um veterinário. Identificar essas atividades contribui também para identificar um padrão de consumo do local e assim saber se existe uma demanda para o seu empreendimento ou não.
Como podemos ver é preciso levar em consideração muitos fatores para escolher o ponto ideal para abrir uma franquia.
No próximo post, traremos mais deles para você!
Fazer um estudo de Geomarketing antes de decidir o seu local pode ajudar com a sua escolha. Por isso, aqui na TRAMA nós oferecemos um serviço diretamente para franqueadores e fraqueados que desejam fazer essa escolha da forma mais assertiva possível para ter melhores resultados.
Comentarios