Principais motivos que levam franquias a fechar as portas
- Equipe TRAMA
- 9 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2021
Abrir uma franquia é considerado um excelente investimento devido ao seu baixo risco, pois o franqueado vai estar se associando à uma marca já estabelecida no mercado e que já tem o seu modelo de negócio testado.
Porém, essa não é uma aposta infalível e existem diversos motivos para que algumas franquias acabem fechando suas portas. Esses motivos foram levantados em uma pesquisa realizada pela empresa Franchise Solutions que buscava entender porque alguns empreendimentos haviam falhado nos últimos anos. Foram entrevistadas 130 franqueados de diversos setores como alimentação, mobiliário e decoração, saúde e beleza, serviços e vestuário.
Essa pesquisa foi realizada pela necessidade de que franqueadores e franqueados conheçam esses problemas para poder preveni-los. Por isso listamos abaixo os 5 principais motivos que essas franquias tiveram para o seu fechamento.

5. Sazonalidade
A sazonalidade foi razão de 8% dos entrevistados terem fechado suas franquias. Isso ocorre quando uma franquia tem períodos de alta e de baixa em diferentes momentos ao longo do ano. Qualquer setor pode sofrer com a sazonalidade e é necessário que os empreendedores criem estratégias para reduzir o impacto nos momentos de baixa e saibam explorar ao máximo os seus momentos de alta.

4. Concorrência
Para 14% das franquias a concorrência foi o que as levou a falência. Em muitos casos a presença de diferentes negócios de um mesmo setor pode estimular uma competição saudável. Porém, existem situações em que pode ocorrer uma concorrência desleal, com preços sendo colocados cada vez mais baixos para competir pelo mercado, diminuindo a rentabilidade e levando a quebra do seu negócio. Por isso é fundamental que as franquias conheçam os seus concorrentes e saibam como lidar com eles, para manter a sua estabilidade.

3. Treinamento
O treinamento ineficaz ou a falta dele foi responsável pelo fracasso de 19% das franquias entrevistadas. No caso do treinamento a franqueadora tem um papel fundamental pois é ela quem pode oferecer um treinamento de qualidade, dando a capacitação necessária para que o franqueado tenha condições de oferecer um melhor serviço, à altura da empresa base, obtendo assim os resultados esperados.

2. Capital de Giro
Para 28% dos entrevistados a falta de capital de giro foi a razão pela qual a sua franquia faliu. Apesar de hoje existirem diversas linhas de crédito nos bancos destinadas à compra de equipamentos, insumos e capital de giro, diversos fatores estruturais fazem com que as empresas sofram com dificuldades financeiras, desde má administração, falta de planejamento e problemas de rentabilidade. Por isso é importante que se tenha em mente a necessidade de balancear receita e despesa, buscando sempre ter uma reserva para capital de giro.

1. Localização
E, por fim, a razão número 1 para falência de uma franquia, apontada por 31% dos entrevistados, é a sua localização. A má escolha para o ponto de abertura da sua franquia pode resultar em baixa circulação de clientes, pouca visibilidade e dificuldade para se encaixar no mercado.
Comentarios